Na noite da última quarta-feira (16), a Câmara de Pirapozinho promoveu uma Audiência Pública para tratar das constantes interrupções de fornecimento de energia elétrica na zuna rural da cidade, culminando em diversos prejuízos para produtores. Autoridades locais, empresários do ramo e representantes de bairros compareceram à sede do Poder Legislativo, que fica localizada na Rua Joaquim Divino Pantarotto, 241.
Segundo o vereador Claudinei Dinello (PSDB), autor do Requerimento nº. 767/16/16 que solicitou a referida audiência, a iniciativa surgiu após o recebimento de diversas reclamações por parte dos moradores. “Muitas pessoas do bairro Araci vieram me procurar e narraram que, em determinados horários, a energia não chega o suficiente para a utilização de eletrodomésticos, como o micro-ondas, sem contar as constantes quedas. Tenho certeza que conseguiremos respostas e maneiras de melhorar essa questão”, discursou Dinello.
De acordo com o empresário Júlio César Moraes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Noite Negra, a vida na área rural sem energia é impraticável. “A interrupção do fornecimento causa danos irreparáveis. Nada mais justo do que reivindicarmos epassarmos a utilizar adequadamente aquilo que pagamos todo mês. Espero que seja feito o que é preciso para cessar essas situações. Para quem vive na zona rural, um minuto sem energia parece uma hora”, ressaltou Moraes.
O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho), Valdir Assef, falou sobre a importância da resolução do problema. “Essas reclamações ouvimos dia a dia. Sabemos que algumas vezes as soluções são difíceis, mas se não houver força de vontade, nada acontecerá. É essencial discutir com seriedade e focar nas melhorias para os produtores rurais não terem mais prejuízos”, afirmou Assef.
Para responder os questionamentos do público, estiveram presentes o superintendente de assuntos energéticos da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), Paulo Fernando Cunha Albuquerque; os representantes da Elektro Eletricidade e Serviços S.A, Fábio Costa e Fábio Lima; e a coordenadora do Núcleo Regional de Defesa do Consumidor (PROCON), Priscila Nishimoto Landim. Na ocasião, também estiveram presentes os vereadores Antônio Carlos Colnago (PSB) e Lucas Padovan dos Santos Pavani (PSL), além do Dr. Ademir Aparecido Alves, presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Pirapozinho), e o assessor parlamentar do Deputado Federal Silvio Torres (PSDB), João Monteiro.
Após o discurso das autoridades, os moradores ainda tiveram o seu tempo para expressar opiniões, sugestões e questionamentos sobre o assunto. A Casa de Leis recebeu, do mesmo modo, produtores rurais de assentamentos de Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Narandiba e Nova Pátria.
|