Para tratar sobre os atuais problemas envolvendo a segurança do município, a Câmara Municipal de Pirapozinho, realizou uma Audiência Pública a fim de discutir o tema juntamente com autoridades locais, polícias Civil e Militar, Ministério Público, além de representantes da população em geral. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (27), na sede do Poder Legislativo.
Para o Presidente da Câmara, vereador David Santos (SD), o evento atingiu o objetivo ao discutir o assunto e ouvir todos os envolvidos neste processo que envolve a Segurança do município, "A audiência pública conseguiu reunir os órgãos e Poderes responsáveis pelo enfrentamento do crime que puderam expor as ações desenvolvidas, bem como, ouviram da população os problemas enfrentados e o apontamento de possíveis soluções para a importante questão. A Câmara cumpriu seu papel de ser elo entre os interesses da população e o Poder Público" declarou o parlamentar,afirmando que esse problema não pode ser maior do que uma cidade unida, "Não queremos, com esta audiência, apenas cobrar ações e resoluções para o que estamos vivendo. Queremos ouvir, somar forças, saber o que pode ser feito por cada um de nós (Executivo, Legislativo e População) em prol de unirmos forças para combater algo que não pode ser maior que a união de uma cidade consciente de suas responsabilidades", finalizou Santos.
De acordo com o Promotor de Justiça da Comarca de Pirapozinho, Dr. Marcelo Gonçalves, a atual crise enfrentada pelo país, é um dos fatores que influem no aumento de crimes patrimoniais, “Muitos adolescentes partem para o lado da criminalidade, portanto, existe a necessidade das famílias se preocuparem com o desenvolvimento dos seus filhos no que tange a frequência escolar e as atitudes do seu dia-a-dia. Ter uma base familiar é imprescindível”, pontuou Gonçalves.
Na ocasião, estiveram discursando também o vereador Claudinei Dinello (PSDB), autor do Requerimento No 682/16/16, que ensejou a realização da audiência; Dr. Ademir Aparecido Alves, Presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança); Rodrigo Polegato, representante do Conselho Tutelar de Pirapozinho; Jeferson Henrique de Almeida, Vice-prefeito municipal; Dr. Luiz Carlos Lima, Assessor Jurídico do Município; Dra. Ieda Filgueiras, Delegada da Seccional de Polícia de Presidente Prudente; Dr. Marcelo Constantini, Delegado de Polícia de Pirapozinho; e o Capitão da Polícia Militar de Pirapozinho, Júlio Cesar Domingues, esclarecendo estatisticamente que a cidade encontra-se em níveis satisfatórios de segurança, pedindo ainda a colaboração de toda a população para que o efetivo seja utilizado em ocorrências de reais necessidades.
Durante a iniciativa, moradores da cidade também tiveram o seu tempo para emitir sugestões e opiniões sobre o assunto, onde foram expostos alguns problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool e drogas por parte dos jovens,além da possível instalação de câmeras em pontos específicos da cidade e da necessidade de criação e melhor utilização de projetos socioeducativos em Pirapozinho.
Índices Criminais
Durante a Audiência Pública, o Dr. Marcelo Constantini, Delegado de Polícia de Pirapozinho, ressaltou que houve aumento dos índices criminais contra o patrimônio ao longo de 2015, e que, neste ano, surgiram dois grupos criminosos que, além de furtos em residências, também passaram a cometer roubos, chegando ao momento mais crítico nos meses de fevereiro e março. Segundo ele, em fevereiro, foram registrados sete furtos e, em março, nove furtos em residências e quatro roubos, “Todos os roubos foram esclarecidos, os ladrões foram presos. Dos nove furtos em residências, cinco já foram resolvidos e recuperados até mais veículos do que os furtados aqui”, explicou. “Com isso, os furtos de veículo já caíram a partir do mês de março, quando foi registrado apenas um, e, o veículo subtraído, foi recuperado. Já neste mês de abril não houve registro de furto de veículo”, detalhou a autoridade.
|